|
Cidade:

Notícias

Saiba como são os desafios e a rotina de Trabalhar Embarcado

Compartilhe:
Saiba como são os desafios e a rotina de Trabalhar Embarcado

A indústria offshore vem crescendo muito no Brasil com a vinda de novas empresas para os campos de exploração. Estima-se que serão gerados até 500 mil novas vagas de emprego nos próximos 4 anos.

O crescente interesse das pessoas em trabalhar embarcado não é por acaso, pois além dos salários melhores, o mercado offshore oferece diversas vantagens, porém o trabalho embarcado requer um bom preparo físico e mental. Os exames de saúde são rigorosos e é preciso estar preparado para enfrentar problemas e adversidades.

Um turno de trabalho em uma plataforma tem duração de 12 horas e são intercalados por outras 12 horas de descanso. Esse turno embarcado exige sim mais do trabalhador que as 08 horas que você costuma trabalhar em terra, mas você é pago por isso.

Por vezes, quando o mar está agitado o serviço é suspenso, visto que as ondas podem balançar a plataforma. Os uniformes são itens obrigatórios, e geralmente são da cor laranja com um colete sobreposto, isso se deve ao fato de facilitar a localização dos tripulantes caso ocorra algum acidente ou queda no mar. Apesar do número de acidentes ter diminuído bastante com a melhoria da segurança, essa não deixa de ser uma preocupação constante devido ao alto risco típico do trabalho.

Mas nem tudo é complicação numa plataforma offshore, em algumas embarcações há disponível sala de jogos, salas de descanso, cafés, academia, televisão, computador com internet, jogos e muito mais. Em outros casos é possível encontrar piscina e quadra de futebol.

Para compensar o espaço limitado, as empresas prezam pelo conforto e bem-estar do funcionário que trabalha embarcado. A refeição é bem farta e com diferentes acompanhamentos, elaborado por notricionistas. Também há serviço de quarto e limpeza que são realizados por uma empresa de hotelaria contratada. É comum ocorrerem churrascos para comemorar o dia de voltar para a casa.

Listamos abaixo as principais vantagens e desvantagens de Trabalhar Embarcado em Plataformas de Petróleo

Principais Vantagens

  • Média salarial de R$ 2.700,00 até R$ 6.000,00 (para os que estão começando), isso se dá por conta de um Adicional de Embarque, que somado aos demais benefícios, paga-se em média 100% a mais do valor,
  • Você trabalha na plataforma durante 2 semanas, e terá outras 2 semanas de folga por mês, além de 1 a 2 meses de férias,
  • Enquanto estiver embarcado você não terá despesas, pois é tudo por conta da empresa,
  • Você fará verdadeiros amigos, muitas vezes que moram em outras cidades, estados ou até mesmo países,
  • Oportunidades para trabalhar no exterior.

Principais Desvantagens

  • Ficar longe da família e amigos por 14 dias,
  • Algumas atividades são pesadas, como por exemplo a movimentação de cargas e exigem um bom preparo físico,
  • Convivência com pessoas com hábitos diferentes pode ser um desafio, pode ser comum ter que gerir desavenças e conflitos,
  • Mal-estar e enjoo podem ser problema para alguns, devido ao balanço da embarcação.

O que é exigido pelas empresas contratantes

  • Qualificação técnica ou universitária,
  • Curso de Salvatagem (CBSP),
  • Curso de HUET - exigido por algumas empresas que utilizam helicóptero para fazer o percursos do profissional até a embarcação.

Para que serve o curso de HUET?

No curso de HUET o aluno aprende técnicas de sobrevivência e como agir em caso de queda do helicóptero no mar, aprendendo a cuidar de si e de outros sobreviventes até que aconteça o resgate.

Para que serve o curso de Salvatagem (CBSP)?

O curso de Salvatagem tem como objetivo ensinar técnicas de segurança, preparando os profissionais para qualquer tipo de emergência que possa ocorrer a bordo. O aluno aprende desde combate a incêndio até primeiros socorros.

Os cursos são ministrados no Rio de Janeiro, Salvador e Aracaju pela JJR Solutions, empresa credenciada pela Marinha do Brasil há mais de 12 anos. Após o termino do curso, o aluno recebe um certificado internacional, válido por 5 anos e poderá buscar vagas na indústria do petróleo.

Tire todas as duas dúvidas

RJ: (21) 2233-0717 - (21) 98100-0396 whatsapp

BA: (71) 3242-5522 - (71) 99126-6184 whatsapp

SE: (79) 3214-9142 - (79) 99135-0294 whatsapp

Voltar para Notícias