A importância do Treinamento de Escape de Aeronave Submersa (HUET) para salvar vidas, numa real necessidade
No dia 16/03/2022, ao mesmo tempo que tomávamos conhecimento da triste notícia de que um Helicóptero havia feito um pouso forçado nas proximidades da plataforma de Manati, no Sul da Bahia, com a consequente morte de seu piloto, soubemos, também, que os 12 passageiros que iriam para essa unidade sobreviveram e haviam sido resgatados.
Desses os 12 passageiros salvos 6 eram colaboradores de empresas clientes, que haviam concluído o Treinamento de Escape de Aeronave Submersa – HUET (sigla em inglês, comumente conhecida) em nossa unidade de Salvador.
Soubemos por parte dos representantes dessas empresas que o treinamento acima foi essencial para que os passageiros adotassem os decorrentes procedimentos de segurança e conseguissem sobreviver. Recebemos, também, agradecimentos por parte de 2 dessas empresas, elogiando a eficiência e a qualidade no treinamento ministrado, em especial sobre a atuação de nossos instrutores.
Gostaríamos, assim, de agradecer a nossa equipe de Salvador, especialmente os instrutores Silva, Queiróz e Nilo. Vocês trabalham com carinho e abnegação em todos os cursos, com o propósito maior de salvar vidas e estão conseguindo.
Na imagem acima está a equipe de instrutores e de mergulhadores de apoio do HUET, em Salvador. Da esquerda para direita: Silva (quarto), Nilo (quinto) e Queiróz (sexto).
A seguir, um dos noticiários sobre o mencionado acidente:
Homem morre após helicóptero com funcionários da Petrobras fazer pouso forçado na Bahia; 12 feridos foram resgatados